Tutorial Guerreiro Arcano [GA]

 Build (Atributos Base)

Os atributos de seu guardião definem o caminho que você vai seguir e em parte definem o seu estilo de jogo.

Distribuição de pontos:

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No começo basta você usar o [Ajuste Automático] para seus pontos, isso deve funcionar bem até o LV50, quando começa a sobrar pontos e começam a surgir as duvidas de muitos guardiões novatos do Cabal Online.
Até por volta do lv 60~70 não importa o se você vai ser Força, Magic ou Hibrido(veja os outros guias de GA), os pontos de distribuição acabam lhe obrigando a por bastantes pontos em força.
Repare na Imagem acima na parte de
"Status necessários para subir o Grau no nv30
FOR: 74 INT:59 DES:45
Observe nos meus atributos logo abaixo que já fechei a meta e ainda me restam 43 pontos de atributos para distribuir.
Você pode simplesmente aguardar o LV40 faze sua quest de GRAU e usar o auto distribuir novamente...
Concordo que ficar com pontos sobrando é desconfortável, é um modo de fazer as coisas para quem não quer ter muito trabalho ou pensar muito no assunto.
De um modo genérico, você pode seguir a distribuição 2:1:1(FOR:INT:DES), após fechar a meta de GRAU. e depois no próximo GRAU de LEVEL ajustar os pontos necessários para a próximo GRAU e assim por diante. Isso vai ate o level 60~80 quando as metas fecham sozinhas e você já aprendeu (ou quase) a ajustar os pontos para seus equipamentos.

Como um GA focado em força é de grande importância, saber como distribuir seus pontos para melhorar seu dano e rendimento como um todo.

Atualmente são 4 tipos de SET que você pode usar em seu GA cada um pedindo requisitos mínimos de atributos diferentes, lembrando que Ósmio e Guarda pedem os mesmo atributos.

DICA: Você não precisa monta uma build de Mithril assim que chega no level 115, se você usa itens Ósmio, então use a build para ósmio e distribua os pontos que sobrarem em força.

LEMBRETE: Esses requisitos são para Armaduras, Manoplas, Grevas e Elmos, caso você use a BUILD de OSMIO e arma de SIGmetal dependendo da arma você pode precisar de mais INT ou DES do que a BUILD que você esta usando pede.

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1 - Pure FOR

Essa build visa o maior dano possível em seu GA.
Positivos: +Dano base, + Defesa
Negativos: -Precisão, - Evasão

2 - Mix DES

Essa build visa uma maior equilíbrio para seu char.
Positivos: +Precisão, +Evasão
Negativos: -Dano base, -Defesa

A diferença entre as duas builds não é grande,
à primeira visa mais um PvP/TG/Boss e a segunda maior precisão para momentos em que não se está com combo ativado UP PvM e maior evasão de ataques sofridos tabém lhe da um maior leque de opções em armamentos, podendo usar Katanas e Orbs como armas no lugar de espadas e cristais.
Obs: a FOR descrita na tabela é o minimo necessario.

Tabela de atributos ganho por PONTO distribuído na build para FS

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  Aprimoramentos

Aqui não a muito que dizer somente a duas opções padrão para seu GA.

1 - Modelo com maior Evasão
Visa mais jogadores que usam ativamente a skill combo.
(Recomendo essa combinação)

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Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo  - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Sexto Sentido


2 - Modelo com maior Precisão
Visa mais jogadores que usam menos a skill de combo.

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Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Clarividência
.
.
3 - Modelo anti-Mana Freeze (Para GA 180)
Visa mais jogadores para TG.

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Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Domínio da Mana

SKILLS


Aprendiz:

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Golpe Forte:
è uma boa skill para o começo, tem um dano médio e junto de investida, não recomendo comprar, você pode continuar usando suas skills de aprendiz até pegar rank maior.

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Contra Golpe:
Mesma coisa que Golpe Forte.


Aspirante 

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Desbalancear:
Ótima skill, apesar de o dano ser baixo (não tem amplificação até o nv. 9), tem 70% de queda.

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Golpe Agonizante:
Skill parecida com desbalancear, com cast mais alto, e mais dano.

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Golpe Selvagem:
Dá um bom dano e pode até ser boa para o começo, mas tem um cast alto.

Especialista

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Carga de Escudo:
Tem um dano baixo, e um delay muita rápido mesmo no lv20 ótima para se aproximar de alvos ou usar em PvP para evitar andar atrás do oponente.

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Guilhotina
Boa skill, cast baixo, bom dano, ótima chance de queda, porém tem um péssimo alcance.

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Divisor de Terras:
Uma das melhores skills do GA. Bom dano, alcance 1 ~ 4 ; 70% de queda, ótima para stunlock's

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Choque Arcano:
Melhor skill para se aproximar de um oponente, tem um alcance ótimo (1 ~ 12), e ainda dá stun...mas tem resfriamento MUITO alto.

Perito

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Corte Circular:
Dano médio, com boa AoE, investida alta, ótima skill, mas devido ao seu baixo dano acaba sendo deixada de lado em pouco tempo

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Tempestade da Destruição:
Tem uma animação digamos sexy... Bom dano, cast alto, você vai usar ela até pegar sua GM, ótima skill. (apesar de que depois de você pegar a GM ela servirá apenas como finisher) Adendo: ela acerta 360º a sua volta em 0~1 slots.

Mestre

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Raio do Escudo Arcano:
Cast baixo, resfriamento baixo, dano bom, alcance ótimo.

Mestre Supremo

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Explosão do Escudo:
Cast baixo, bom dano e AoE. Resumindo Ótima skill.

Grão Mestre

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Cólera do Escudo:
Bem, é uma das melhores skills do GA, queda e dano altos, cast médio.

Ancião:

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Barragem do Escudo:
Skill boa pra %X!#8$, cast médio, resfriamento baixo, tem pouco dano quando não critar, mas quando o faz o dano é bem alto, além de ter possuir danos contínuos com seu Stun de 3s em PvP
(combos com ancião seguem mais abaixo)

Transcendente:

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Granada do Escudo:
Se acha que Barragem já era boa? Esse é mais %X!#8$ ainda, Praticamente mesmo benefícios de Barragem mudando para QUEDA ao invés de STUN e um pouco mais de dano quando não crita.
(combos com transcendente seguem mais abaixo)

Magias e Buffs:

Bem, agora sobre skills de Magia, tem lanças/canhões, a única coisa que diferencia é a skill de perito "espadas do Julgamento" e os nossos Buffs (alguns buffs são padrão em todas as classes)

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Espadas do Julgamento:
Dano médio, boa AoE, Apesar do stun é mágica usando somente caso você ainda não possua barragem, tem cast alto.
Level de uso: lv9 ou 12

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Provocação:
Efeito: faz com que um único monstro a sua volta tenha somente você como alvo pelo período de duração do DeBuff.
Level de uso: Máximo

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Campo de Provocação:
Efeito: faz com que um grupo de monstros a sua volta tenha somente você como alvo pelo período de duração da DeBuff.
Level de uso: Máximo

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Desejo de Potencia nv20:
Efeito: bônus em ataque +60
Level de uso: Máximo

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Lamina esmagadora nv20:
Efeito: Nv20: Danos Cri­ticos+45% e Taxa Critica+ 24%
Level de uso: Máximo

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Cura nv20:
Efeito: Cura você ou aliado 260hp
Level de uso: indiferente, mas se tiver ponto sobrando (e vai ter) Máximo

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Enrijecer Escudo nv20:
Efeito: Aumenta a defesa do seu escudo +29 defesa.
Level de uso: Máximo

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Resistência a Interferência nv1~20:
Efeito: resistência a Queda/Paralisar/Arremesso +10%
Level de uso: indiferente, mas se tiver ponto sobrando (e vai ter) Máximo

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Frenesi nv20:
Efeito: Ataque/Magia +300 // Defesa -70%.
Level de uso: Máximo

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Escudo das sombras nv20
Exclusivo uso em grupo: Efeito: Absorve 4000 de danos (não absorve danos contínuos).
Level de uso: Máximo

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Arte da Defesa nv20:
Efeito: Defesa+2000
Level de uso: Máximo

O tempo de duração de buffs varia de acordo com seu Grau de classe.

Armaduras, Manoplas e Grevas:

A uma grande variedade de armaduras no jogo, mas se dividem em dois grupos:
Slotadas e Craftadas.
Você sempre a vai focar em  itens que tenha a habilidade: "AMPLIFICAR" ou como é conhecido dentro do jogo "AMP".
EX: Técnica de Espada Amp: +X%

Para Itens slotados ou seja com AMP no slot vai ser sempre 7%;
No craft ( expansores) pode variar entre 3, 4, 5 e 7% e possibilidade de Overcraft de 8%.
A alguns itens raros no jogo que são dropados com 14% de AMP 7%Craft+7%Slot,

Com o novo update será possà­vel ver equipamentos com crat não perfeito e slot AMP.
Exemplo: Greva Osmio Expansora 4%Amp craft + Slot 7% AMP, totalizando 11% de AMP em um único item.
Falando assim pode parecer difà­cil, mas pode acreditar que é bem simples, assim que possà­vel vá na casa de leilão em Thundra e fique algum tempo olhado o que tem para vender por lá, você aprende muito em pouco tempo, basta ter um pouco de boa vontade.

Elmos:

Elmos para GA, sempre vão ser com Danos Criticos no Craft, Sua meta é sempre conseguir no minimo um elmo 36% (16%[2]), 16% no craft e 20% dos slots.
A uma possibilidade de se ter um elmo com 16%[3], com um slot dando Taxa critica ficando 40%DC/7%TX, são elmos muito eficientes mas em contra partida muito caros e raros de se fazer, mas não impossà­veis de se obter.

Dragonas:

Existem tres tipos básicos de dragonas no jogo, Lutador, Sábios e guardião, seu GA vai usar sempre a do  "LUTADOR", não invente de usar guardião ou sábio em seu GA força OK.

Braceletes: 

Existe um certa variedade de Braceletes no jogo, o seu objetivo é conseguir Braceletes do Lutador.
Entre eles á uma certa variedade tbm, isso com o tempo você saberá filtrar lendo outros artigos aqui na seção de Guardiões.

Brincos: 

- Resistente: Quando precisar de mais defesa, normalmente PvP, TG BOSS
- Vampiricos: Usado para PvM.
- Regeneração: Pode ser usado no lugar do Resistente, vai de sua preferencia.
- Drosin: Dropando em Dungeons, pode vir com algumas opções bem interessantes para serem usados no lugar dos brincos convencionais

Amuletos:

- Dor: Aumenta sua MaxTaxa juntamente com seu DC.
- Vampiricos: Usado para PvM

Aneis:

- Sorte (RoL) - Aumenta sua taxa normalmente vc vai usar 2 +1 (20%) com seu buff mais base tendo 49%Taxa EASY
- Critico (RoC) - Usar nos outros dois slots de aneis varia entre +1 e +2, lembrando q vc deve ter 1 terceiro aneis de DC, para equipar ao usar AURA.
- Anel do Lutador (RoF) - O ideal é conseguir desses +10, mas são realmente caros. pode-se usar o +9 também.
...... DICA: Na ordem de forte para fraco: RoF+10 < RoC+2 < RoF+9 < RoC+1
- Absorção de Vida+3 - Usado para PvM
- Absorção de força arcana+2 - 4% HP/MP ótimo para economizar potes em geral.
- Extorção (Opcional) +4~5 para substituir o Absorção de vida+3
- Mega, anel dropado Na torre dos mortos normal (B1F), da 15% de taxa vai ser usado no lugar de um RoL+1.
- Leth, anel único dropado na Templo2SS, 15%DC 2% AMP, vai entra no lugar do ROC ou ROF

Pranchas:

Das varias pranchas e motos existente no jogo, você so vai se atentar as duas pranchas e talvez uma moto:

- X3 Branco: Da habilidade de furto e roubo HP/MP, ótima e obrigatória para qualquer jogador ...
- K-Red: Para TG/BOSS/PK ou onde você não precisar de vampiricos.
- RW3: Moto que pode acessar o armazém de qualquer lugar, so serve para isso, ou de enfeite paga um Grau nas cidades...

Espadas:

Aqui costuma haver uma grande diferença de opiniões entre jogadores, ainda mais quando se trata de MITRIL, alguns preferem com AMP outros com DC no slot.
Vamos dizer assim: Se você pretende depender mais dos seus crà­ticos vc vai usar ambas com DC, se quer depender mais de seu dano base irá usar ambas com AMP no slot.
Segue algumas dicas:

Mitril ou OS fatal?

Bem após vários testes in-game e com calculadoras, chegamos a certo consenso em algumas espadas:

DANOS CRITICOS:

Fatal OS 26% DC é pior que Espada Mitril DC
Fatal OS 27% DC é pior que Espada Mitril DC
Fatal OS 30% DC é melhor que Espada Mitril DC
Fatal OS 36% DC é melhor que Espada Mitril DC
Espada Mitril AMP 7% é pior que Espada Mitril DC

DANOS NORMAIS:

Fatal OS 26% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 27% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 30% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 36% DC é pior que Espada Mitril AMP
Espada Mitril AMP 7% é melhor que Espada Mitril DC

Mesmo uma espada Mitril sem AMP causaria um maior dano “normal devido ao seu alto dano base. Com amp a diferença e maior ainda.

Conjuntos de itens para PvM descente e sem surpresas

1 Prancha Branca (Cash Item)
1  Anel Absorção de vida+3 (Comum)
2  Bracelete Lutador (Comum/Raro)
2  Brincos vampiricos (Comum/Raro)
1  Amuleto vampirico (Comum)
Opcional:
1 - Anel Extorção - São idênticos os braceletes, com ataque bônus e roubo HP/MP, são dificeis de achar acima de +5 abaixo disso não compensa a troca pelo Absorção de vida+3.



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