Build (Atributos Base)
Os atributos de seu guardião definem o caminho que você vai seguir e em parte definem o seu estilo de jogo.
Distribuição de pontos:

No começo basta você usar o [Ajuste Automático] para seus pontos, isso deve funcionar bem até o LV50, quando começa a sobrar pontos e começam a surgir as duvidas de muitos guardiões novatos do Cabal Online.
Até por volta do lv 60~70 não importa o se você vai ser Força, Magic ou Hibrido(veja os outros guias de GA), os pontos de distribuição acabam lhe obrigando a por bastantes pontos em força.
Repare na Imagem acima na parte de
"Status necessários para subir o Grau no nv30
FOR: 74 INT:59 DES:45
Observe nos meus atributos logo abaixo que já fechei a meta e ainda me restam 43 pontos de atributos para distribuir.
Você pode simplesmente aguardar o LV40 faze sua quest de GRAU e usar o auto distribuir novamente...
Concordo que ficar com pontos sobrando é desconfortável, é um modo de fazer as coisas para quem não quer ter muito trabalho ou pensar muito no assunto.
De um modo genérico, você pode seguir a distribuição 2:1:1(FOR:INT:DES), após fechar a meta de GRAU. e depois no próximo GRAU de LEVEL ajustar os pontos necessários para a próximo GRAU e assim por diante. Isso vai ate o level 60~80 quando as metas fecham sozinhas e você já aprendeu (ou quase) a ajustar os pontos para seus equipamentos.
Até por volta do lv 60~70 não importa o se você vai ser Força, Magic ou Hibrido(veja os outros guias de GA), os pontos de distribuição acabam lhe obrigando a por bastantes pontos em força.
Repare na Imagem acima na parte de
"Status necessários para subir o Grau no nv30
FOR: 74 INT:59 DES:45
Observe nos meus atributos logo abaixo que já fechei a meta e ainda me restam 43 pontos de atributos para distribuir.
Você pode simplesmente aguardar o LV40 faze sua quest de GRAU e usar o auto distribuir novamente...
Concordo que ficar com pontos sobrando é desconfortável, é um modo de fazer as coisas para quem não quer ter muito trabalho ou pensar muito no assunto.
De um modo genérico, você pode seguir a distribuição 2:1:1(FOR:INT:DES), após fechar a meta de GRAU. e depois no próximo GRAU de LEVEL ajustar os pontos necessários para a próximo GRAU e assim por diante. Isso vai ate o level 60~80 quando as metas fecham sozinhas e você já aprendeu (ou quase) a ajustar os pontos para seus equipamentos.
Como um GA focado em força é de grande importância, saber como distribuir seus pontos para melhorar seu dano e rendimento como um todo.
Atualmente são 4 tipos de SET que você pode usar em seu GA cada um pedindo requisitos mínimos de atributos diferentes, lembrando que Ósmio e Guarda pedem os mesmo atributos.
DICA: Você não precisa monta uma build de Mithril assim que chega no level 115, se você usa itens Ósmio, então use a build para ósmio e distribua os pontos que sobrarem em força.
LEMBRETE: Esses requisitos são para Armaduras, Manoplas, Grevas e Elmos, caso você use a BUILD de OSMIO e arma de SIGmetal dependendo da arma você pode precisar de mais INT ou DES do que a BUILD que você esta usando pede.

1 - Pure FOR
Essa build visa o maior dano possível em seu GA.
Positivos: +Dano base, + Defesa
Negativos: -Precisão, - Evasão
2 - Mix DES
Essa build visa uma maior equilíbrio para seu char.
Positivos: +Precisão, +Evasão
Negativos: -Dano base, -Defesa
A diferença entre as duas builds não é grande,
à primeira visa mais um PvP/TG/Boss e a segunda maior precisão para momentos em que não se está com combo ativado UP PvM e maior evasão de ataques sofridos tabém lhe da um maior leque de opções em armamentos, podendo usar Katanas e Orbs como armas no lugar de espadas e cristais.
Obs: a FOR descrita na tabela é o minimo necessario.
Tabela de atributos ganho por PONTO distribuído na build para FS

Atualmente são 4 tipos de SET que você pode usar em seu GA cada um pedindo requisitos mínimos de atributos diferentes, lembrando que Ósmio e Guarda pedem os mesmo atributos.
DICA: Você não precisa monta uma build de Mithril assim que chega no level 115, se você usa itens Ósmio, então use a build para ósmio e distribua os pontos que sobrarem em força.
LEMBRETE: Esses requisitos são para Armaduras, Manoplas, Grevas e Elmos, caso você use a BUILD de OSMIO e arma de SIGmetal dependendo da arma você pode precisar de mais INT ou DES do que a BUILD que você esta usando pede.

1 - Pure FOR
Essa build visa o maior dano possível em seu GA.
Positivos: +Dano base, + Defesa
Negativos: -Precisão, - Evasão
2 - Mix DES
Essa build visa uma maior equilíbrio para seu char.
Positivos: +Precisão, +Evasão
Negativos: -Dano base, -Defesa
A diferença entre as duas builds não é grande,
à primeira visa mais um PvP/TG/Boss e a segunda maior precisão para momentos em que não se está com combo ativado UP PvM e maior evasão de ataques sofridos tabém lhe da um maior leque de opções em armamentos, podendo usar Katanas e Orbs como armas no lugar de espadas e cristais.
Obs: a FOR descrita na tabela é o minimo necessario.
Tabela de atributos ganho por PONTO distribuído na build para FS

Aprimoramentos
Aqui não a muito que dizer somente a duas opções padrão para seu GA.
1 - Modelo com maior Evasão
Visa mais jogadores que usam ativamente a skill combo.
(Recomendo essa combinação)

Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Sexto Sentido
2 - Modelo com maior Precisão
Visa mais jogadores que usam menos a skill de combo.

Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Clarividência
1 - Modelo com maior Evasão
Visa mais jogadores que usam ativamente a skill combo.
(Recomendo essa combinação)

Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Sexto Sentido
2 - Modelo com maior Precisão
Visa mais jogadores que usam menos a skill de combo.

Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Clarividência
.
.
3 - Modelo anti-Mana Freeze (Para GA 180)
Visa mais jogadores para TG.

Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Domínio da Mana
Visa mais jogadores para TG.

Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Domínio da Mana
SKILLS
Aprendiz:

Golpe Forte:
è uma boa skill para o começo, tem um dano médio e junto de investida, não recomendo comprar, você pode continuar usando suas skills de aprendiz até pegar rank maior.

Contra Golpe:
Mesma coisa que Golpe Forte.
Aspirante

Desbalancear:
Ótima skill, apesar de o dano ser baixo (não tem amplificação até o nv. 9), tem 70% de queda.

Golpe Agonizante:
Skill parecida com desbalancear, com cast mais alto, e mais dano.

Golpe Selvagem:
Dá um bom dano e pode até ser boa para o começo, mas tem um cast alto.
Especialista

Carga de Escudo:
Tem um dano baixo, e um delay muita rápido mesmo no lv20 ótima para se aproximar de alvos ou usar em PvP para evitar andar atrás do oponente.

Guilhotina
Boa skill, cast baixo, bom dano, ótima chance de queda, porém tem um péssimo alcance.

Divisor de Terras:
Uma das melhores skills do GA. Bom dano, alcance 1 ~ 4 ; 70% de queda, ótima para stunlock's

Choque Arcano:
Melhor skill para se aproximar de um oponente, tem um alcance ótimo (1 ~ 12), e ainda dá stun...mas tem resfriamento MUITO alto.
Perito

Corte Circular:
Dano médio, com boa AoE, investida alta, ótima skill, mas devido ao seu baixo dano acaba sendo deixada de lado em pouco tempo

Tempestade da Destruição:
Tem uma animação digamos sexy... Bom dano, cast alto, você vai usar ela até pegar sua GM, ótima skill. (apesar de que depois de você pegar a GM ela servirá apenas como finisher) Adendo: ela acerta 360º a sua volta em 0~1 slots.
Mestre

Raio do Escudo Arcano:
Cast baixo, resfriamento baixo, dano bom, alcance ótimo.
Mestre Supremo

Explosão do Escudo:
Cast baixo, bom dano e AoE. Resumindo Ótima skill.

Raio do Escudo Arcano:
Cast baixo, resfriamento baixo, dano bom, alcance ótimo.
Mestre Supremo

Explosão do Escudo:
Cast baixo, bom dano e AoE. Resumindo Ótima skill.
Grão Mestre

Cólera do Escudo:
Bem, é uma das melhores skills do GA, queda e dano altos, cast médio.

Cólera do Escudo:
Bem, é uma das melhores skills do GA, queda e dano altos, cast médio.
Ancião:

Barragem do Escudo:
Skill boa pra %X!#8$, cast médio, resfriamento baixo, tem pouco dano quando não critar, mas quando o faz o dano é bem alto, além de ter possuir danos contínuos com seu Stun de 3s em PvP
(combos com ancião seguem mais abaixo)
Transcendente:

Granada do Escudo:
Se acha que Barragem já era boa? Esse é mais %X!#8$ ainda, Praticamente mesmo benefícios de Barragem mudando para QUEDA ao invés de STUN e um pouco mais de dano quando não crita.
(combos com transcendente seguem mais abaixo)
Magias e Buffs:
Bem, agora sobre skills de Magia, tem lanças/canhões, a única coisa que diferencia é a skill de perito "espadas do Julgamento" e os nossos Buffs (alguns buffs são padrão em todas as classes)

Espadas do Julgamento:
Dano médio, boa AoE, Apesar do stun é mágica usando somente caso você ainda não possua barragem, tem cast alto.
Level de uso: lv9 ou 12

Provocação:
Efeito: faz com que um único monstro a sua volta tenha somente você como alvo pelo período de duração do DeBuff.
Level de uso: Máximo

Campo de Provocação:
Efeito: faz com que um grupo de monstros a sua volta tenha somente você como alvo pelo período de duração da DeBuff.
Level de uso: Máximo

Desejo de Potencia nv20:
Efeito: bônus em ataque +60
Level de uso: Máximo

Lamina esmagadora nv20:
Efeito: Nv20: Danos Criticos+45% e Taxa Critica+ 24%
Level de uso: Máximo

Cura nv20:
Efeito: Cura você ou aliado 260hp
Level de uso: indiferente, mas se tiver ponto sobrando (e vai ter) Máximo

Enrijecer Escudo nv20:
Efeito: Aumenta a defesa do seu escudo +29 defesa.
Level de uso: Máximo

Resistência a Interferência nv1~20:
Efeito: resistência a Queda/Paralisar/Arremesso +10%
Level de uso: indiferente, mas se tiver ponto sobrando (e vai ter) Máximo

Frenesi nv20:
Efeito: Ataque/Magia +300 // Defesa -70%.
Level de uso: Máximo

Escudo das sombras nv20
Exclusivo uso em grupo: Efeito: Absorve 4000 de danos (não absorve danos contínuos).
Level de uso: Máximo

Arte da Defesa nv20:
Efeito: Defesa+2000
Level de uso: Máximo
O tempo de duração de buffs varia de acordo com seu Grau de classe.
Armaduras, Manoplas e Grevas:
A uma grande variedade de armaduras no jogo, mas se dividem em dois grupos:
Slotadas e Craftadas.
Você sempre a vai focar em itens que tenha a habilidade: "AMPLIFICAR" ou como é conhecido dentro do jogo "AMP".
EX: Técnica de Espada Amp: +X%
Para Itens slotados ou seja com AMP no slot vai ser sempre 7%;
No craft ( expansores) pode variar entre 3, 4, 5 e 7% e possibilidade de Overcraft de 8%.
A alguns itens raros no jogo que são dropados com 14% de AMP 7%Craft+7%Slot,
Com o novo update será possàvel ver equipamentos com crat não perfeito e slot AMP.
Exemplo: Greva Osmio Expansora 4%Amp craft + Slot 7% AMP, totalizando 11% de AMP em um único item.
Falando assim pode parecer difàcil, mas pode acreditar que é bem simples, assim que possàvel vá na casa de leilão em Thundra e fique algum tempo olhado o que tem para vender por lá, você aprende muito em pouco tempo, basta ter um pouco de boa vontade.
Elmos:
Elmos para GA, sempre vão ser com Danos Criticos no Craft, Sua meta é sempre conseguir no minimo um elmo 36% (16%[2]), 16% no craft e 20% dos slots.
A uma possibilidade de se ter um elmo com 16%[3], com um slot dando Taxa critica ficando 40%DC/7%TX, são elmos muito eficientes mas em contra partida muito caros e raros de se fazer, mas não impossàveis de se obter.
Dragonas:
Existem tres tipos básicos de dragonas no jogo, Lutador, Sábios e guardião, seu GA vai usar sempre a do "LUTADOR", não invente de usar guardião ou sábio em seu GA força OK.
Braceletes:
Existe um certa variedade de Braceletes no jogo, o seu objetivo é conseguir Braceletes do Lutador.
Entre eles á uma certa variedade tbm, isso com o tempo você saberá filtrar lendo outros artigos aqui na seção de Guardiões.
Brincos:
- Resistente: Quando precisar de mais defesa, normalmente PvP, TG BOSS
- Vampiricos: Usado para PvM.
- Regeneração: Pode ser usado no lugar do Resistente, vai de sua preferencia.
- Drosin: Dropando em Dungeons, pode vir com algumas opções bem interessantes para serem usados no lugar dos brincos convencionais
Amuletos:
- Dor: Aumenta sua MaxTaxa juntamente com seu DC.
- Vampiricos: Usado para PvM
Aneis:
- Sorte (RoL) - Aumenta sua taxa normalmente vc vai usar 2 +1 (20%) com seu buff mais base tendo 49%Taxa EASY
- Critico (RoC) - Usar nos outros dois slots de aneis varia entre +1 e +2, lembrando q vc deve ter 1 terceiro aneis de DC, para equipar ao usar AURA.
- Anel do Lutador (RoF) - O ideal é conseguir desses +10, mas são realmente caros. pode-se usar o +9 também.
...... DICA: Na ordem de forte para fraco: RoF+10 < RoC+2 < RoF+9 < RoC+1
- Absorção de Vida+3 - Usado para PvM
- Absorção de força arcana+2 - 4% HP/MP ótimo para economizar potes em geral.
- Extorção (Opcional) +4~5 para substituir o Absorção de vida+3
- Mega, anel dropado Na torre dos mortos normal (B1F), da 15% de taxa vai ser usado no lugar de um RoL+1.
- Leth, anel único dropado na Templo2SS, 15%DC 2% AMP, vai entra no lugar do ROC ou ROF
Pranchas:
Das varias pranchas e motos existente no jogo, você so vai se atentar as duas pranchas e talvez uma moto:
- X3 Branco: Da habilidade de furto e roubo HP/MP, ótima e obrigatória para qualquer jogador ...
- K-Red: Para TG/BOSS/PK ou onde você não precisar de vampiricos.
- RW3: Moto que pode acessar o armazém de qualquer lugar, so serve para isso, ou de enfeite paga um Grau nas cidades...
Espadas:
Aqui costuma haver uma grande diferença de opiniões entre jogadores, ainda mais quando se trata de MITRIL, alguns preferem com AMP outros com DC no slot.
Vamos dizer assim: Se você pretende depender mais dos seus cràticos vc vai usar ambas com DC, se quer depender mais de seu dano base irá usar ambas com AMP no slot.
Segue algumas dicas:
Mitril ou OS fatal?
Bem após vários testes in-game e com calculadoras, chegamos a certo consenso em algumas espadas:
DANOS CRITICOS:
Fatal OS 26% DC é pior que Espada Mitril DC
Fatal OS 27% DC é pior que Espada Mitril DC
Fatal OS 30% DC é melhor que Espada Mitril DC
Fatal OS 36% DC é melhor que Espada Mitril DC
Espada Mitril AMP 7% é pior que Espada Mitril DC
DANOS NORMAIS:
Fatal OS 26% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 27% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 30% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 36% DC é pior que Espada Mitril AMP
Espada Mitril AMP 7% é melhor que Espada Mitril DC
Mesmo uma espada Mitril sem AMP causaria um maior dano “normal devido ao seu alto dano base. Com amp a diferença e maior ainda.
Conjuntos de itens para PvM descente e sem surpresas
1 Prancha Branca (Cash Item)
1 Anel Absorção de vida+3 (Comum)
2 Bracelete Lutador (Comum/Raro)
2 Brincos vampiricos (Comum/Raro)
1 Amuleto vampirico (Comum)
Opcional:
1 - Anel Extorção - São idênticos os braceletes, com ataque bônus e roubo HP/MP, são dificeis de achar acima de +5 abaixo disso não compensa a troca pelo Absorção de vida+3.
A uma grande variedade de armaduras no jogo, mas se dividem em dois grupos:
Slotadas e Craftadas.
Você sempre a vai focar em itens que tenha a habilidade: "AMPLIFICAR" ou como é conhecido dentro do jogo "AMP".
EX: Técnica de Espada Amp: +X%
Para Itens slotados ou seja com AMP no slot vai ser sempre 7%;
No craft ( expansores) pode variar entre 3, 4, 5 e 7% e possibilidade de Overcraft de 8%.
A alguns itens raros no jogo que são dropados com 14% de AMP 7%Craft+7%Slot,
Com o novo update será possàvel ver equipamentos com crat não perfeito e slot AMP.
Exemplo: Greva Osmio Expansora 4%Amp craft + Slot 7% AMP, totalizando 11% de AMP em um único item.
Falando assim pode parecer difàcil, mas pode acreditar que é bem simples, assim que possàvel vá na casa de leilão em Thundra e fique algum tempo olhado o que tem para vender por lá, você aprende muito em pouco tempo, basta ter um pouco de boa vontade.
Elmos:
Elmos para GA, sempre vão ser com Danos Criticos no Craft, Sua meta é sempre conseguir no minimo um elmo 36% (16%[2]), 16% no craft e 20% dos slots.
A uma possibilidade de se ter um elmo com 16%[3], com um slot dando Taxa critica ficando 40%DC/7%TX, são elmos muito eficientes mas em contra partida muito caros e raros de se fazer, mas não impossàveis de se obter.
Dragonas:
Existem tres tipos básicos de dragonas no jogo, Lutador, Sábios e guardião, seu GA vai usar sempre a do "LUTADOR", não invente de usar guardião ou sábio em seu GA força OK.
Braceletes:
Existe um certa variedade de Braceletes no jogo, o seu objetivo é conseguir Braceletes do Lutador.
Entre eles á uma certa variedade tbm, isso com o tempo você saberá filtrar lendo outros artigos aqui na seção de Guardiões.
Brincos:
- Resistente: Quando precisar de mais defesa, normalmente PvP, TG BOSS
- Vampiricos: Usado para PvM.
- Regeneração: Pode ser usado no lugar do Resistente, vai de sua preferencia.
- Drosin: Dropando em Dungeons, pode vir com algumas opções bem interessantes para serem usados no lugar dos brincos convencionais
Amuletos:
- Dor: Aumenta sua MaxTaxa juntamente com seu DC.
- Vampiricos: Usado para PvM
Aneis:
- Sorte (RoL) - Aumenta sua taxa normalmente vc vai usar 2 +1 (20%) com seu buff mais base tendo 49%Taxa EASY
- Critico (RoC) - Usar nos outros dois slots de aneis varia entre +1 e +2, lembrando q vc deve ter 1 terceiro aneis de DC, para equipar ao usar AURA.
- Anel do Lutador (RoF) - O ideal é conseguir desses +10, mas são realmente caros. pode-se usar o +9 também.
...... DICA: Na ordem de forte para fraco: RoF+10 < RoC+2 < RoF+9 < RoC+1
- Absorção de Vida+3 - Usado para PvM
- Absorção de força arcana+2 - 4% HP/MP ótimo para economizar potes em geral.
- Extorção (Opcional) +4~5 para substituir o Absorção de vida+3
- Mega, anel dropado Na torre dos mortos normal (B1F), da 15% de taxa vai ser usado no lugar de um RoL+1.
- Leth, anel único dropado na Templo2SS, 15%DC 2% AMP, vai entra no lugar do ROC ou ROF
Pranchas:
Das varias pranchas e motos existente no jogo, você so vai se atentar as duas pranchas e talvez uma moto:
- X3 Branco: Da habilidade de furto e roubo HP/MP, ótima e obrigatória para qualquer jogador ...
- K-Red: Para TG/BOSS/PK ou onde você não precisar de vampiricos.
- RW3: Moto que pode acessar o armazém de qualquer lugar, so serve para isso, ou de enfeite paga um Grau nas cidades...
Espadas:
Aqui costuma haver uma grande diferença de opiniões entre jogadores, ainda mais quando se trata de MITRIL, alguns preferem com AMP outros com DC no slot.
Vamos dizer assim: Se você pretende depender mais dos seus cràticos vc vai usar ambas com DC, se quer depender mais de seu dano base irá usar ambas com AMP no slot.
Segue algumas dicas:
Mitril ou OS fatal?
Bem após vários testes in-game e com calculadoras, chegamos a certo consenso em algumas espadas:
DANOS CRITICOS:
Fatal OS 26% DC é pior que Espada Mitril DC
Fatal OS 27% DC é pior que Espada Mitril DC
Fatal OS 30% DC é melhor que Espada Mitril DC
Fatal OS 36% DC é melhor que Espada Mitril DC
Espada Mitril AMP 7% é pior que Espada Mitril DC
DANOS NORMAIS:
Fatal OS 26% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 27% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 30% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 36% DC é pior que Espada Mitril AMP
Espada Mitril AMP 7% é melhor que Espada Mitril DC
Mesmo uma espada Mitril sem AMP causaria um maior dano “normal devido ao seu alto dano base. Com amp a diferença e maior ainda.
Conjuntos de itens para PvM descente e sem surpresas
1 Prancha Branca (Cash Item)
1 Anel Absorção de vida+3 (Comum)
2 Bracelete Lutador (Comum/Raro)
2 Brincos vampiricos (Comum/Raro)
1 Amuleto vampirico (Comum)
Opcional:
1 - Anel Extorção - São idênticos os braceletes, com ataque bônus e roubo HP/MP, são dificeis de achar acima de +5 abaixo disso não compensa a troca pelo Absorção de vida+3.
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